quarta-feira, 15 de julho de 2015

140 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul - representada pelos 8ºs anos



     Uma Sessão Cívica organizada pelos alunos dos 8º anos homenageou os 140 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.




Uma longa viagem rumo ao desconhecido, repleta de obstáculos, mas cheia de esperança. Era assim que, há 140 anos, os primeiros imigrantes deixavam a Itália rumo ao “Brasile” em busca de uma vida melhor. No imaginário italiano, o Brasil era a terra da “cucagna”, da fartura, onde as montanhas eram de ouro e das árvores se colhia queijo. Por isso, a saída da Itália para o Brasil abria um novo horizonte para os imigrantes.

Foi nas longas viagens de navios com destino à América prometida que imigrantes italianos começaram a cultivar a ideia de italianidade como é conhecida hoje no Rio Grande do Sul. Empurrados pelo medo da pobreza, os imigrantes passaram a se sentir parte de uma mesma identidade étnica. Na travessia do Oceano Atlântico, uma Itália passava a ser construída fora da Europa no final do século XIX.


Foi este sentimento de orgulho e de resgate histórico  que os alunos dos 8º anos, orientados pelos professores Cleusa Comparin, Fernanda Piazza, Marcelo Longhi, Marli Fronza e Carla Carlesso representaram na manhã do dia 24 de junho de 2015.






Nenhum comentário:

Postar um comentário