“Todos nós temos nossas máquinas do tempo.
Algumas nos levam pra trás, são chamadas de memórias. Outras nos levam para
frente, são chamadas sonhos.”
Projeto elaborado no âmbito da
Educação Patrimonial, reunindo um kit de materiais teóricos e práticos para ser
utilizado em sala de aula com alunos de diferentes séries, com o intuito de
incorporar novos procedimentos de trabalho, tais como: leitura e análise de
documentos, pesquisa de campo, uso de vídeos, músicas e textos.O aspecto
multidisciplinar desses materiais possibilita a reflexão sobre o mundo em que
vivemos e as formas possíveis de interferência e acesso ao patrimônio cultural,
propiciando ao aluno a identificação e a valorização deste patrimônio.
Os alunos dos 5ºs anos 51 e 52
vivenciaram momentos nostálgicos e de resgate histórico com a Caixa de Memória
dos Indígenas: contextualização histórica e geográfica; guia de orientações;
jogos e mapas.
Com a Caixa de Memória dos
Alemães: tem como eixo principal a obra “Diário de um Imigrante”, da artista
Rita Bromberg Brugger, que conta a história da imigração através de um
personagem fictício. Nela encontra-se uma série de ilustrações que podem ser investigadas
e analisadas pelos alunos, sob a orientação dos professores, além de
fotografias, mapas, relatos de viajantes e identificação das localidades
gaúchas originadas e desenvolvidas a partir da imigração germânica.
E com a Caixa de Memória dos
Italianos: composta por documentos textuais e fotográficos; audiovisual sobre o
tema, e objetos representativos da cultura material originada a partir de 1875,
no contexto do trabalho e da religião.
E claro que para finalizar este
trabalho nada melhor do que apreciar um belo café colonial com pratos típicos
dos povos estudados.
“Mas a saudade é isto mesmo; é o passar e
repassar das memórias antigas.”
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